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quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A Purific No Fantástico

Eu sou usuário do aparelho Purific Prêmium. Confesso que fiquei surpreso com a matéria que o programa Fantástico colocou no ar no último dia 04 de novembro de 2007.

Na tentativa de investigar sobre cartazes afixados em muros e postes na cidade de São Paulo, dois repórteres da TV Globo detectaram o que dizem ser “charlatanismo” na revenda dos aparelhos Purific.

Eu não sou especialista em imantação de água, nem em infravermelho, que são duas outras características que são apresentadas aos aparelhos Purific, além da filtragem da água por decantação.

Mas já que o programa se prontificou a problematizar estas questões, por que ele não chama para o debate público pessoas envolvidas nesta questão, que são os proprietários da empresa?

Alguns clientes dos aparelhos Purific que conheço me disseram assim: “eu não acredito no que está na TV. Eu bebo a água Purific todos os dias e me sinto bem melhor do que quando não bebia desta água”.

O fato é: quem tem água Purific em casa sabe da qualidade que ela tem, além de preço e facilidade para montar, tendo como comparação aparelhos de outras marcas.

Como usuário eu prefiro acreditar no que eu tenho e uso em casa. Porém, penso que seria necessário aprofundar este debate, tanto para o bem público, quanto para os proprietários da empresa e seus clientes.

Pensando nisto, sugiro que o leitor veja os esclarecimentos que a própria Purific colocou no seu site e que eu reproduzo abaixo:

Nota de esclarecimento ao consumidor Purific

A Purific do Brasil, empresa consolidada no mercado de purificadores de água no mercado nacional e internacional, com mais de 1.200.000 clientes espalhados pelo Brasil, vem ao mercado, tecer os seguintes esclarecimentos:

Foi com grande surpresa e indignação que nós, da Purific, assistimos a reportagem veiculada pela Rede Globo de televisão, no programa Fantástico, no último dia 4 de novembro, a respeito de propagandas enganosas.

A reportagem teve como “pano de fundo” propagandas enganosas nos anúncios colocados nos postes das ruas de São Paulo.

Em um destes supostos anúncios, uma pessoa chamada Djalma, colocada pelo fantástico como vendedor, afirma que os Purificadores da marca Purific curariam a psoríase.

Ao entrarem em contato com o tal Djalma, este confirma os dizeres do misterioso anúncio de poste, no sentido de que realmente haveria a cura prometida.

Quem é o Djalma? Esta é a nossa pergunta: quem é o misterioso Djalma? Porque vincular a figura de um misterioso charlatão à uma empresa séria, que nunca em sua história usou de argumentos de venda apelativos e inverídicos?

É importante salientar, caro consumidor, que a Purific nunca afirmou,
em sua propaganda oficial, que seus produtos têm o poder de curar doenças como o câncer, por exemplo.

Afirmamos sim, que a tecnologia do refil Purific retira impurezas presentes na água, tais como cloro e metais pesados, o que por sua vez contribui na prevenção de diversas doenças.

Somos uma empresa séria, nossas revendas estão espalhadas por todo o país. Crescemos e nos solidificamos no mercado, embasados em argumentos sólidos de venda.

Possuímos a certificação INMETRO nos nossos produtos, atestando, entre outros, a eficiência bacteriológica dos mesmos.

Não é justo que uma ação isolada, de um suposto vendedor que até o momento desconhecemos, prejudique uma rede inteira de pessoas honestas.

Causa extrema estranheza o anúncio, tendo em vista que todos os nossos revendedores são treinados no sentido de utilizar apenas a propaganda oficial da empresa, inclusive contratualmente.

Outro fato que nos causa indignação na referida reportagem, seria a afirmação da dermatologista colocada pelo Fantástico, Valeria Petri: “isso de magnetizar é para enganar, é justamente para que a pessoa acredite que tem ciência nisso, para que os indivíduos de boa fé pensem que tem alguma ciência, mas isso é puro charlatanismo”. Ou então a afirmação do Professor de Química da USP, Paulo Sergio Santos, a respeito da placa de ímãs: “Isso aqui e nada é exatamente a mesma coisa”.

Nesse momento o foco da reportagem passa a ser outro, e informações inverídicas passam a ser veiculadas, eis que vários estudos nessa área têm sido divulgados no mundo científico, principalmente no exterior.

No Instituto de Química da UNICAMP foram defendidas duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado sobre o tema, orientadas pelo Prof. Dr. José Fernando Gregori Faigle: Marco Antônio Barboza, Dissertação de Mestrado, "Ação de Campos Magnéticos em Alguns Sistemas Químicos e Biológicos", IQ-UNICAMP, 2002 Maria Eugênia Garcia Porto, Dissertação de Mestrado, "Alterações de Propriedades Biológicas e Físico-Químicas da Água Induzidas por Campos Magnéticos", IQ-UNICAMP, 1998. Maria Eugênia Garcia Porto, Tese de Doutorado,"Alterações de Propriedades da Água por Processos Físicos e Químicos", IQ-UNICAMP, 2004.

Informamos que tais trabalhos estão disponíveis para download no site da Biblioteca do Instituto de Química da UNICAMP (http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos/teses/fisico_quimica.htm).


Esses são apenas alguns exemplos.

Outro exemplo da ação dos ímãs é trazido por uma outra reportagem do próprio fantástico (http://br.youtube.com/watch?v=oqAf78-3zYw).
Nessa reportagem são relatadas as ações benéficas que os ímãs trazem no tratamento de lesões de atletas profissionais, bem como é afirmado, categoricamente que “cada vez mais a medicina vem se utilizando do magnetismo para salvar vidas”.

Como pode, então, um profissional de química, trazido por este renomado programa, afirmar que a ação de uma placa de ímãs e nada seriam a mesma coisa. Ou uma dermatologista afirmar que uma empresa, ao colocar a placa de ímãs, estaria enganando as pessoas de boa fé? Estes fatos nos causam profunda indignação, pois fazem os nossos consumidores pensarem que nós os enganamos, causando um imenso prejuízo a esta empresa.

Ressaltamos também que fomos procurados pela Rede Globo, para esclarecer o ocorrido. Gravamos reportagem explicando tudo isso, mas apenas uma frase foi colocada no ar: a de que não utilizamos esse tipo de argumento de venda, qual seja, o de curar câncer e psoríase.

De fato, a reportagem imputa a Purific uma imagem pejorativa,
como se fôssemos charlatões, aproveitadores, impostores.
Deveria a mesma desvincular a ridícula imagem do misterioso charlatão Djalma da séria imagem construída até hoje por esta empresa.
Deveria também não desmerecer a tecnologia da ação de um campo magnético sobre a água, pois cientificamente é comprovado, como exposto, que ocorre a reorganização molecular da água, o que torna sua assimilação mais fácil pelo organismo, o que, obviamente, não significa cura de doença alguma.

O tal do Djalma, até agora, não nos revelaram que é.
Esperamos que tudo isso venha fortalecer ainda mais a confiança e a credibilidade do nosso sistema de purificação junto ao mercado consumidor esclarecido.

Caso haja a necessidade de maiores explicações,
disponibilizamos o nosso site: www.purific.com.br e email: purific@purific.com.br.

Jonatas Justus Júnior
Diretor Administrativo
Purific do Brasil

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